3.1.09

História viva através da pintura


Foto 1: quadro Casa Ferrari

Foto 2: quadro Casa Ferrari

Foto 3: Rua Gal. Osório

Imagens acima, fotos 1 e 2, de quadros de José Américo Roig, Zeméco, retratando a famosa Casa Ferrari, que infelizmente não existe mais, e que situava-se na Rua Gal. Osório (também conhecida como Rua Direita), em São José do Norte - RS - Brasil.
Atualmente, em seu local existe o prédio ilustrado pela foto 3 (acima).
Ainda que o Homem (espécie) e a sociedade nem sempre consigam preservar e restaurar em tempo seu patrimônio arquitetônico, cabe a arte e cultura, por traços e tintas essa restauração imaginária do passado real.
Através de ações de preservação e conscientização para valor histórico, artístico, cultural e identitário dos casarios, feito por entidades como a Associação Pró-Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural - Aphac/Norte e o Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte, bem como entidades como o Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, entre outras, além de pessoas da comunidade, ainda continuam de pé diversos casarios históricos, como o Solar dos Imperadores (vide acervo digital deste blog, no menu Arquivo).
Muitos deles estão estaqueados, para tentar impedir a ação de o tempo e o vento, além da do próprio homem.
Uma cidade sem o seu passado, é como uma pessoa sem sua genealogia. Há que se lutar para a preservação deste acervo a céu aberto, através de parcerias, como a ocorrida com o Ministério Público de SJN, que preservou o antigo Hotel Amaral (vide iamgens no link abaixo), que hoje restaurado, abriga a bela sede do MP, que serve também para diversos eventos, em seu salão.
A contribuição de Zeméco e do blog Olhar Virtual foi e é a de legar às novas gerações as imagens desse riquíssimo passado, que em alguns casos só existe preservado na memória visual de José Américo Roig.

Semana de Aniversário de São José do Norte - 2007

Nenhum comentário: