11.4.09

Jandira: entre o real e o imaginário




Fotos 1 a 3: Jandira, Ford, Modelo A, 1929.


Foto 4: Jandira na praia do Mar Grosso (1980).

Foto 5: Jandira e o navio Minghai (2000).

Imagens acima, de 1 a 3, fotos da jardineira Jandira, e fotos de números 4 e 5, quadros de autoria de José Américo Roig, o Zeméco, artista plástico de São José do Norte - RS - Brasil.
Foto 4, quadro de Zeméco com Jandira na praia do Mar Grosso (SJN), com o Pipa cavando marisco.
Quadro 5, quadro de Zeméco sobre o encalhe do navio chinês Minghai, acontecido na praia do Mar Grosso (1999), com Jandira e Pipa observando.

A caminhonete batizada de Jandira - Ford, Modelo A, do ano de 1929, de propriedade de Carlos Alberto Fernandes, mais conhecido por Pipa -, é uma marca no imaginário nortense, que ainda "vive" até hoje rodando pelas ruas da cidade. Portanto, um veículo com 80 anos e há mais de 40 convivendo com Pipa, sua família e os nortenses em geral.
Num mundo consumista, em que as coisas são descartáveis, há que se valorizar essa dedicação à Jandira, patrimônio histórico e cultural de São José do Norte.

Para os interessados, há uma comunidade no orkut para a Jandira, conforme endereço abaixo:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=13142319

Observação 1: Zeméco agradece a Janete Sagaz (filha de Pipa) pelo envio das fotos de seus quadros em que aparece a Jandira, e que também estão há anos no acervo da família Fernandes.
Observação 2: Foto 1 aparece Pipa sentado à porta de sua casa, na Rua Gen. Osório (São José do Norte - RS), com a Jandira estacionada à frente da residência.

3 comentários:

Gustavo Munhoz Fernandes disse...

Olá, Pessoal! Deixo aqui um abraço a todos os NORTENSES, de nascimento e de coração, que como eu aprenderam a amar esta cidade e seus habitantes, especialmente ao meu querido e amado Tio Pipa, que nos levava na jandira para a Praia do Mar Grosso, nas tardes de verão dos distantes anos 70. Homem de coração imenso e alma nobre, que todos saibamos, sempre, amá-lo e respeitá-lo pois, como todos os simples, são os mais complexos. Gustavo, teu Sobrinho e Filho, com muito orgulho, de teu Irmão Zéca, o Laranja.

xandão disse...

Bom dia pessoal,


Xandão sobrinho, que encomodava muito, e muito puxões de orelha levou pra aprender com este querido tio, que ajudou muito a ser o que sou, sou orgulhoso de ti, da jandira, que muito galos nos deu, pois os amortecedores não eram adptados a nossas estradas, cada buraco era motivo de muitas rizadas, obrigado tio por tudo. sobre o Zé mèco, nosso artista, querido, bom humorado e autor de diversas obras que mostram sua arte e as belezas de nossa cidade.

José Antonio Klaes Roig disse...

oi, pessoal. Meu pai, o Zeméco, manda agradecer ao envio das fotos de seus quadros e as mensagens enviadas. O Pipa é um de seus melhores amigos, e juntos têm grandes histórias a contar, e já fazem parte da história, não apenas de suas famílias, mas da própria cidade.
Breve Zeméco estará no Norte. Quando estiverem pela terrinha, passem lá para conversar. Um abraço a todos!
Zé Antonio Roig.