8.4.11

Vida e obra de Zeméco destacadas no obituário do jornal Zero Hora


JOSÉ AMÉRICO ROIG

São José do Norte, no Sul, perdeu um ícone de sua cultura. Morreu na tarde de terça-feira, aos 76 anos, o artista plástico José Américo Roig, conhecido como Zeméco. No município, foi decretado luto oficial de três dias.

Por meio de desenhos e pinturas, o artista registrou as belezas naturais, a arquitetura portuguesa, os costumes nortenses. Zeméco estava hospitalizado desde o início do mês em São José do Norte, com problemas pulmonares e cardíacos. Transferido na semana passada para Rio Grande, morreu por volta das 17h. Ontem, o corpo foi velado na Câmara de Vereadores nortense.

Nascido em 20 de julho de 1934, Zeméco iniciou sua trajetória com desenhos para revista em quadrinhos. Na adolescência, pintou letreiros em barcos e paredes e cartazes de filmes para o cinema, onde trabalhou como operador. Também fazia decorações de ruas em festas. A primeira exposição de Zeméco foi em 1961. Registrou a arquitetura colonial, a pesca e recordações de infância. Depois, rumou à Capital. Trabalhou como montador de espaços, vitrinista e desenhista de loja. Ao perder a visão de um dos olhos, retornou ao sul do Estado.

Seus quadros ganharam o Brasil e o Exterior, expostos em países como Uruguai, Argentina, Canadá e Alemanha. Em 2008, com o avanço dos problemas de visão, encerrou a carreira.

– Através da arte, meu pai fez um resgate histórico da região, em especial da cidade. Muitos casarios que os mais jovens não vieram a conhecer foram retratados pela sua obra – destaca José Antônio Roig, um dos quatro filhos do artista com a professora aposentada Hildette Klaes Roig, 77 anos.

– Muitas pessoas conheceram São José do Norte através da obra do Zeméco, um cidadão educado, atencioso, querido na comunidade. É uma grande perda – lamentou o prefeito em exercício do município, Zeny Oliveira.

em 31/03/2011

Fonte:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/index.jspx?uf=1&local=1&action=getObituary§ion=Obituario&obituaryId=20042

Link pra publicação, logo abaixo:

José Américo Roig, na ZH

Nenhum comentário: