7.1.07

DVD do Zeméco - Uma Vida em Artes


O documentário UMA VIDA DE ARTES – A História de Vida de José Américo Roig (foto ao lado) é composto de uma série de entrevistas do artista plástico autodidata, mais conhecido pelo nome artístico de Zeméco, natural de São José do Norte – RS – Brasil, nascido em 20/07/1934.
Produzido pela Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de São José do Norte, e lançado no VIII Seminário da APHAC “São José do Norte, Mui Heróica: Ontem e Hoje”, em 23/10/2006, contém cenas de pontos turísticos da cidade, sobrepostos a filmagem dos quadros do autor, contando ainda com depoimentos de pessoas da comunidade, ligados à história, arte e cultura; e o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São José do Norte.
Conforme a apresentação do vídeo: “Uma das figuras mais carismáticas de São José do Norte e pintor conhecido por além fronteiras do estado do Rio Grande do Sul, José Américo Roig, Zeméco, traz o relato de sua vida, suas experiências, suas aventuras, seu amor pela terra natal e sua perseverança na arte neste documentário produzido pela Aphac-Norte. Exemplo a ser seguido no longo caminho da vida, símbolo de talento e força de vontade e ícone em torno do qual nortenses, gaúchos e brasileiros devem se espelhar para construir uma identidade forte, Zeméco é quase que mitológico ao ser o protagonista de inúmeras façanhas que já fazem parte do imaginário coletivo de São José do Norte”.
Dentre tais façanhas, consta que certo dia o menino Zeméco fez um par de asas voadoras e pulou de cima do telhado de uma casa, ficando com várias fraturas. O sonho de Zeméco resistiu à queda, e até mesmo a perda parcial da visão.
Vivendo há 28 anos na praia do Mar grosso, em São José do Norte, local onde consegue inspiração, José Américo Roig tem se caracterizado pela autenticidade de sua vida e obra.
O DVD tem a duração de 54 minutos, com a direção de Maicon Dourado Bravo e José Fernando Silveira Costa.

Nenhum comentário: